Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into recebe médicos residentes
Início do conteúdo da página

Into recebe médicos residentes

Publicado: Segunda, 02 de Março de 2015, 15h15

Programa prevê a especialização em ortopedia e em cirurgia de mão

 

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realiza, a partir desta segunda-feira (02/03), o acolhimento aos 17 médicos aprovados no concurso de residência para as áreas de Ortopedia e Traumatologia e de Cirurgia de Mão. Os novos médicos passarão por diversas  atividades, com visitas, apresentações e palestras que estão sendo promovidas esta semana pelas coordenações administrativa, assistencial e de ensino e pesquisa, gerências, divisões, entre outros setores.

Do total aprovado, dois vão se especializar em cirurgia de mão por cerca de dois anos; e os outros 15 em ortopedia e traumatologia, que tem duração de três anos. A cada três meses, os médicos passarão por treinamento nos centros especializados em trauma, quadril, joelho, coluna, pé e tornozelo, ombro, ortopedia pediátrica, microcirurgia, crâniomaxilofacial e tumor ósseo.

O diretor João Matheus Guimarães desejou boas vindas ao grupo e destacou a importância da relação médico e paciente: “A ética tem que estar acima de tudo. É preciso ter responsabilidade, aprender a técnica cirúrgica, entender o que é ser um bom médico, mas, principalmente, aprender a lidar e tratar bem o paciente, que e a nossa finalidade”.

Única mulher no grupo, a médica Ana Martins Vieira, 26 anos, demonstrou sua empolgação pela residência. “Minha expectativa é muito boa. Estou animada e bastante ansiosa pela parte de pesquisa que é forte aqui e me interessa muito. Eu sempre gostei de cirurgia, do ambiente cirúrgico e por isso escolhi a ortopedia, apesar de ser uma área culturalmente masculina”, declarou a residente do Ceará.

O Programa de Residência Médica do Into conta atualmente com 45 médicos e oferece treinamento em serviço e pesquisa, desenvolvendo a capacidade de diagnóstico, a avaliação crítica e a implementação da terapêutica adequada. Com a supervisão das chefias médicas, os residentes participam de reuniões clínicas periódicas, grupos de estudo, seminários e aulas, e ainda desenvolvem suas habilidades clínicas e cirúrgicas com treinamento e acesso a procedimentos de alta complexidade.

 

 

Fim do conteúdo da página