Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into realiza mutirão de cirurgias de joelho
Início do conteúdo da página

Into realiza mutirão de cirurgias de joelho

Publicado: Terça, 10 de Março de 2015, 14h55

Ação será concentrada no tratamento das doenças que afetam a articulação

 

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) inicia nesta quarta-feira (11/03), no Rio de Janeiro, um mutirão de joelho que irá beneficiar cerca de 100 pacientes. O objetivo é se aproximar da média de cirurgias de joelho realizada por mês em apenas cinco dias, encerrando a ação na próxima terça-feira (17/03).

Estão previstas cirurgias de artroplastia total primária, artroscopia, osteotomia e reconstrução de ligamentos de pacientes com diferentes patologias, como artrose e artrites, além de lesões e deformidades que comprometem a articulação normal do joelho devido à dor local, inchaço e rigidez. Os procedimentos têm alto grau de resolutividade e recuperam a qualidade de vida do paciente, como explica o coordenador hospitalar Naasson Cavanellas.

“As cirurgias conseguem restaurar a função do joelho, além de aliviar a dor, permitindo que a pessoa retorne às suas atividades rotineiras. Os pacientes também passam por tratamento de fisioterapia para ajudar na completa reabilitação após a cirurgia”, disse o coordenador que também é especialista em joelho.

O centro especializado em cirurgia de joelho conta com equipe multidisciplinar e realiza cerca de mil consultas e 120 procedimentos cirúrgicos por mês, sendo a maior parte de artroplastia total primária, que tem a finalidade de substituir a articulação desgastada por prótese. 

AÇÕES – Desde 2013, o Instituto já realizou 21 mutirões beneficiando 1.616 pacientes com o total de 1.673 cirurgias realizadas pelos centros especializados em joelho, quadril, coluna, pé, ortopedia pediátrica, mão e ombro, conseguindo eliminar algumas subfilas, como a de instabilidade do ombro. A iniciativa dos mutirões, assim como outras medidas, vem contribuindo para agilizar o atendimento de pacientes cadastrados nas listas de espera. Mais de oito mil pessoas já foram recadastradas ou passaram pela revisão assistencial no ambulatório de subespecialidades. Nos dois últimos anos foram realizadas 17.285 cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.

Fim do conteúdo da página