Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into capacita cuidadores de pacientes com paralisia cerebral
Início do conteúdo da página

Into capacita cuidadores de pacientes com paralisia cerebral

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2015, 14h47

Iniciativa já beneficiou 60 pessoas de diversos municípios

 

A Unidade de Reabilitação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia inicia, nesta quinta-feira (12/03), nova turma com 12 pacientes e seus familiares selecionados para integrar o Programa de Orientação e Capacitação de Pais e Cuidadores de Pacientes com Paralisia Cerebral (Preocupc) de 2015. O programa tem como objetivo oferecer melhores condições de cuidado a pacientes com paralisia cerebral e já beneficiou 60 pacientes, de 10 a 45 anos, de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro.

As atividades incluem encontros mensais com atendimento multiprofissional de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Os pais e cuidadores recebem orientações sobre alimentação, higiene, postura, mobilidade e direitos dos deficientes físicos, entre outras questões. Já os pacientes recebem órteses e cadeiras de rodas especiais, adaptadas de acordo com o tipo de deformidade ortopédica.

De acordo com a médica fisiatra Maria Luiza Meirelles, a inciativa contribui para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com necessidades especiais. “Acho que eles muitos ganhos aqui, pois recebem orientações importantes sobre o cuidado no dia a dia, contando com todo o apoio da nossa equipe de reabilitação, em relação à acessibilidade e a questões sociais”. Participam do Preocupc pacientes com doenças graves, disfunção neuromotora e lesões ortopédicas acentuadas, como luxação de quadril e escolioses.

Para ter acesso ao programa, os familiares devem buscar o primeiro atendimento em uma unidade básica de saúde, que irá avaliar o caso e encaminhar para o Into através do sistema de regulação de consultas.

Fim do conteúdo da página