Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into promove ações na Semana do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Into promove ações na Semana do Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2015, 10h54

Redução do gasto com energia elétrica e aumento do envio de lixo para reciclagem são alguns resultados das medidas adotadas


O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) comemora a Semana do Meio Ambiente com ações concretas na redução do impacto ambiental. A economia com energia elétrica nos últimos dois meses chegou a R$ 140,7 mil na sede do Into, na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro/RJ – o que equivale a 7,9% do total do gasto inicialmente previsto para abril e maio deste ano. O percentual de entrega de lixo para a reciclagem também aumentou – em 2014, foram 64,8 toneladas, 12% de todo o lixo produzido no Instituto; em 2013, haviam sido entregues 51,5 toneladas, 9,7% do total do lixo.

“Essas ações são fundamentais e demonstram o nosso comprometimento com a questão ambiental. O novo prédio do Instituto, inaugurado em 2011, já foi todo idealizado como autossustentável, aproveitando, por exemplo, a luminosidade externa e o uso de placas solares para economizar energia elétrica”, ressalta o diretor do Into, João Matheus Guimarães.

Nesta semana, a direção do Into esteve presente na cerimônia de assinatura de um protocolo de intenções para promover atividades de cooperação e assessoria técnica em gestão ambiental, da qual participaram a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. O Into mantém representante na Rede de Sustentabilidade do Rio de Janeiro e integra a Rede de Hospitais Verdes e Saudáveis.

PRODUTOS ISENTOS DE AGROTÓXICOS – A cada dia, 10 mil pessoas circulam no Into – entre pacientes, acompanhantes, funcionários e colaboradores –, o que reforça a necessidade de aplicação de medidas de redução do impacto ambiental. Segundo o coordenador de Administração Geral, Jair Veiga, a Estação de Tratamento de Esgoto do Into já está possibilitando o reaproveitamento de água para o sistema de ar condicionado do prédio, torneiras de jardins e sistema de incêndio. A ação, por consequência, reduz o consumo de água potável.

Na próxima quarta-feira (10/06), o Into ainda realiza a I Feira de Produtos Isentos de Agrotóxicos, no Espaço Foyer da sede, no 2º andar. O público em geral poderá participar do evento, no qual agricultores familiares comercializarão seus produtos oriundos de hortas sustentáveis. A ideia é que a feira possa ser realizada, a partir de agora, uma vez por mês.

Fim do conteúdo da página