Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

INTO completa 50 anos com evento comemorativo para seus colaboradores

 Programação incluiu também lançamento do INTOCast.

 Uma programação especial marcou a comemoração dos 50 anos de fundação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), celebrada nesta quinta-feira (28). Além do evento comemorativo, que reuniu centenas de colaboradores no auditório do Instituto, foi apresentada a exposição “INTO 50 anos: relatos de uma história”, trazendo marcos importantes da trajetória da instituição.

Durante a abertura do evento, a diretora-geral do INTO, Germana Bahr, destacou a importância de cada colaborador para as conquistas do Instituto, eleito pela terceira vez consecutiva pela revista norte-americana Newsweek como um dos melhores hospitais de ortopedia do mundo.

“São 50 anos de dedicação e empenho contínuos de todos os colaboradores para oferecer assistência de qualidade e humanizada, visando a melhoria na qualidade de vida da população”, ressaltou a diretora.

O evento contou ainda com uma cerimônia inter-religiosa, reunindo representantes de diferentes religiões que ressaltaram a transformação que o Instituto realiza na vida da população através de suas ações assistenciais.

O lançamento do INTOCast, um podcast que vai abordar temas relacionados à saúde ortopédica através de uma linguagem educativa e acessível, também fez parte das comemorações dos 50 anos. Com o primeiro episódio disponível em breve no canal de YouTube do Instituto, o projeto integra as ações do Instituto voltadas para a promoção da saúde e prevenção das doenças musculoesqueléticas.

“A prevenção em saúde é uma das missões do Instituto e um dos caminhos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população, por isso é tão importante democratizar esse conteúdo entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade em geral”, destacou Germana Bahr.

A ocasião foi marcada ainda pela homenagem a ex-diretores e aos profissionais mais antigos da Instituição, que receberam placas de agradecimento e bótons especiais em reconhecimento aos anos de trabalho dedicados ao INTO.

A apresentação do coral “Ossos do Ofício”, formado por funcionários e pacientes do Instituto, encerrou o evento ao som da composição autoral criada em homenagem aos 50 anos.

Exposição que resgata a história

Fruto de uma parceria entre o INTO e o Centro Cultural do Ministério da Saúde, a exposição “INTO 50 anos: relatos de uma história” tem como objetivo promover o resgate histórico do Instituto através de uma viagem no tempo, reunindo fatos, datas e eventos marcantes, além dos depoimentos de funcionários e ex-funcionários.

“Resgatar e preservar a história do INTO é lembrar de todas as pessoas que construíram esse Instituto de referência não só na assistência como no ensino e na pesquisa em traumatologia e ortopedia no e para o SUS. Com os olhos na história e os pés no presente, vislumbramos o futuro que queremos para a instituição”, apontou a assessora da Coordenação de Projetos Especiais, Mariana Maciel.

 

28/10/2023

 

Fim do conteúdo da página