Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Luxação do Cotovelo

O que é?

A reação natural quando você se vê caindo de encontro ao chão é colocar a mão à frente para se proteger. Infelizmente este impacto pode deslocar os ossos do seu cotovelo, tirando-os do local correto.

Quais os sinais e sintomas?

Se você luxar o seu cotovelo, sentirá uma dor intensa e não será capaz de mover esta junta, que parecerá deformada e começará a inchar.

Quando procurar o médico?

Tente imobilizar o braço e procure ajuda médica imediatamente. Para imobilizar faça uma tala com papelão ou coloque um travesseiro ao redor do cotovelo.

Como é o tratamento?

Quando você chegar à emergência, um ortopedista irá cuidadosamente colocar os ossos de volta em seu lugar. Provavelmente serão usados analgésicos, sedativos ou anestesia local para seu maior conforto. Se por algum motivo você permanecer horas sem tratamento, a contração muscular e a resposta inflamatória podem chegar a tal forma que seja necessária uma anestesia geral para tornar o procedimento mais fácil e menos doloroso.

Quando o seu cotovelo voltar para o lugar, o ortopedista provavelmente irá solicitar radiografias para avaliar a presença de fraturas ou outras lesões. Dependendo do resultado, tratamento adicional poderá ser necessário.

Se o cotovelo estava apenas deslocado sem a presença de nenhuma fratura, estará indicado o uso de uma tala por algumas semanas. Drogas antiinflamatórias podem ajudar no alívio da dor. Quando o médico decidir que o cotovelo já está cicatrizado adequadamente, você poderá iniciar exercícios de reabilitação, de preferência com a ajuda de um fisioterapeuta, para que o cotovelo volte a ter uma movimentação completa.

Curiosidades

O cotovelo é a articulação mais comumente luxada nas as crianças. Já nos adultos, o ombro e os dedos têm uma incidência maior.

 

Fim do conteúdo da página