Pesquisa



Laboratório de Pesquisa do Sistema Músculo-Esquelético e Somato-Sensorial


 MISSÂO

“Dedicar-se às ciências do movimento humano e suas relações com os procedimentos de desempenho e de reabilitação do sistema somatosensorial, aprimorando condutas para uma sociedade fisicamente ativa, minimizando o potencial de lesão”.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver experimentos designados para as características das funções neuromusculares e articulares associadas com diferentes fatores de desempenho e patologias, identificando discrepâncias sensório-motoras, que possam antecipar o potencial patológico e procedimentos que atenuem sintomas e danos estruturais.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Pesquisar no sistema somatosensorial as variáveis neuromusculares que sinalizem para os questionamentos sobre as etiopatogenias da lesão articular.
Elaborar procedimentos de medida e avaliação neuromuscular que permitam investigar a força muscular, fadiga e flexibilidade na perspectiva causa/efeito com diferentes fatores de desempenho e patologias do sistema músculo-esquelético.
Produzir softwares e tecnologias para equipamentos que atendam às necessidades do laboratório e à demanda do setor da atividade física (condicionamento, reabilitação e fitness).
Estruturar convênios com programas de pós-graduação que comunguem com as linhas de pesquisas do laboratório e facilitem a integração entre profissionais de diferentes áreas da saúde no sentido da produção e, consequentemente, publicação científica. 


 ASSISTÊNCIA AO ESPORTE

Apoiar ao esporte através de avaliações do rendimento da força muscular e consultoria para o alcance de padrões de rendimento aceitáveis, com a modalidade e sugestões para a redução de riscos de lesão do aparelho locomotor. 

 




Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad
Avenida Brasil, 500 - São Cristovão - Rio de Janeiro - RJ | Cep: 20940-070 | Tel.: 55 (21) 2134-5000