Into



Qualidade



Acreditação


O INTO é o primeiro hospital vinculado diretamente ao Ministério da Saúde que alcançou uma Certificação Internacional de Acreditação Hospitalar para a assistência prestada aos seus pacientes. Essa metodologia, certificada pela Joint Commission Internacional (JCI) e representada no Brasil pela Associação Brasileira de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde (CBA), atua em mais de 30 países, nos cinco continentes, prestando consultoria especializada.

Esse processo levou, aproximadamente, 4 anos para sua conclusão, envolvendo 1,4 mil profissionais e promovendo a qualidade em todos os setores da instituição. Para atender seus padrões de qualidade, foram constituídos Grupos de Trabalhos para cada capítulo representados, cada grupo, por 1 Coordenador do Capítulo, 1 Facilitador e, em média, 5 profissionais na equipe de trabalho.

A metodologia utilizada encontra-se distribuída em 13 (treze) capítulos, destinando 7 para o paciente (acesso e continuidade do cuidado; direitos; avaliação; cuidados; anestesia e cirurgia; medicamentos; educação dos pacientes e familiares) e 6 para a organização (segurança do paciente; infecção; liderança; segurança das instalações; educação dos profissionais; comunicação e informação).

Ao longo do processo foram criados fóruns de discussão, bem como implantados novos processos de resultados, buscando comparativos de outras instituições consideradas de excelência.

Com o objetivo de aperfeiçoar seus processos internos e, consequentemente, proporcionando maior conforto, rapidez e segurança aos seus pacientes, familiares e seus funcionários, o INTO vem envidando esforços, com vistas à melhoria dos processos de gestão, promovendo um aperfeiçoamento de suas lideranças através de metodologias aplicadas para a gestão da instituição. Com a criação de um programa de governo para melhoria da gestão pública, instituído através do Decreto nº 5378, de 23/02/2005, que cria o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, com a finalidade de contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do país, o INTO participa de programas com esta finalidade e, como consequência disso conquistou, em 2007 e 2008, o Prêmio de Qualidade Rio (PQRio), Categoria Prata e em 2009 o Prêmio Categoria Ouro.

Em 2009 renovou a outorga, pela JCI/CBA, de Unidade Hospitalar com o selo de Acreditação Hospitalar por mais um período de 3 anos.

Site da JCI: http://pt.jointcommissioninternational.org 

 

 Certificados

 

Certificado de Acreditação - 2009

 

 Certificado de Acreditação - 2006

 

 

 

 

 

Certificado PQRio - 2009

 

 




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