Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Após uma amputação, Raphael descobriu que suas conquistas só dependiam de seus esforços.

A história de Raphael provavelmente representa a de muitas outras pessoas que se motivam e se redescobrem com os obstáculos que aparecem em suas vidas.

Após um acidente com descarga elétrica, o jovem teve que amputar parcialmente seu braço direito. Defrontado com a nova realidade, iniciou o programa de reabilitação no centro de amputados do Instituto e descobriu que sua nova condição não o impediria de fazer as coisas que gosta.

“Quando fui encaminhado ao setor de reabilitação, fiquei surpreso ao ver tantas pessoas amputadas e de como elas encaravam a nova realidade. Conversando sobre sonhos, projetos e de como a inserção na reabilitação abria portas para novas possibilidades”, conta Raphael.

Com a ajuda da Terapia Ocupacional do centro de amputados do INTO, o destro Raphael aprimorou o uso da mão esquerda e também reabilitou o braço direito, possibilitando sua funcionalidade com ou sem adaptações.

Decidido a seguir carreira na área de desenvolvimento web ( full stack), enquanto trabalhava no setor administrativo de uma escola, foi aceito em um curso voltado para alunos de áreas carentes. Passou a conciliar o emprego com o curso e as sessões de terapia ocupacional no INTO.

Determinado, aprendeu a digitar com a mãe esquerda - “Hoje, digito tão rápido quanto os meus colegas programadores que fazem com as duas” – e passou a usar uma adaptação confeccionada pela terapeuta ocupacional Sandra Helena Moura que possibilita o manuseio do mouse.

Após seis meses intensivos de aprendizado, sua dedicação foi recompensada. No mesmo dia em que pegou o certificado de desenvolvedor, Raphael recebeu uma oferta de emprego no setor financeiro. E não parou por aí. Atualmente, cursa pós-graduação e planeja ingressar em um mestrado em breve.

A dedicação de Raphael também o impulsionou para outras atividades. Sentiu reacender o desejo por tocar bateria, instrumento do qual já tinha noções. Para concretizá-lo, Sandra adaptou uma braçadeira para que segurasse a baqueta, permitindo a execução das batidas.

Em janeiro de 2022, mais um importante passo foi dado na vida do rapaz. Raphael se casou com Rayane. Na cerimônia, além de um terno impecável o noivo ostentava uma prótese em 3D confeccionada no INTO.  

28/03/2022

 

Fim do conteúdo da página