Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

INTO promove evento sobre cuidados com a segurança do paciente

Profissionais do Instituto e da rede federal compartilharam experiências no encontro online.

 

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro, reuniu na última semana mais de 70 profissionais da rede federal em um evento online que discutiu as ações do Instituto sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Coordenado pela Área da Qualidade (ARQUA) e pela Unidade de Educação Permanente (UNEP), o encontro marcou os oito anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente - celebrado este mês - e faz parte da campanha nacional “Abril pela Segurança do Paciente”.

A Chefe da Unidade de Educação Permanente do INTO, Cristiana Dias Silveira, destacou a importância de compartilhar experiências sobre práticas e iniciativas estratégicas para o cuidado com o paciente.

“Nosso maior objetivo foi sensibilizar não somente os profissionais do INTO, mas também os outros profissionais da rede federal, sobre a importância de prevenir eventos adversos, especialmente aqueles evitáveis decorrentes do cuidado com a saúde”, ressaltou Cristiana.

Criada pelo Ministério da Saúde, a campanha “Abril pela Segurança do Paciente” tem como objetivo conscientizar os profissionais e os próprios pacientes sobre o tema. A iniciativa foi inspirada no Programa Nacional de Segurança do Paciente que contribui para a qualificação do cuidado em saúde por meio de seis protocolos básicos: identificação do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, higienização das mãos, segurança no uso de medicamentos, prevenção de quedas e lesões por pressão.

 

 07/05/2021

 

Fim do conteúdo da página