Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Orientações sobre Reanimação Cardiopulmonar marcam semana dedicada ao coração no INTO

O Into realizou a Semana de Reanimação Cardiopulmonar no mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração, na data de 29 de setembro.

 

O evento, que aconteceu do dia 28 de setembro a 02 de outubro no foyer do Instituto, contou com orientações de profissionais para a manutenção de uma vida saudável.  Foram apresentados, ainda, procedimentos básicos essenciais que qualquer pessoa pode adotar no caso de presenciar alguém com indícios de uma parada cardíaca.

A enfermeira Cristiana Silveira, chefe da UNEP, destaca a importância da campanha. “Os interessados foram orientados a reconhecerem uma parada cardiorrespiratória e fazer os atendimentos iniciais, como a compressão torácica, até a chegada do serviço médico. Essas ações aumentam muito as chances de sobrevivência dos pacientes, segundo apontam as pesquisas. Principalmente em razão da maioria das paradas acontecerem fora de hospitais, em locais como a residência ou a rua”.

Após as orientações, o público interessado exercitou o conhecimento adquirido com manequins. Por meio de um aplicativo, foi possível medir a qualidade de compressão torácica exercida sobre o manequim, aprimorando o resultado da prática.

À frente do projeto, as equipes da Unidade de Educação Permanente (UNEP) e da Área de Saúde do Trabalhador (ARSAT) almejaram conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância dos cuidados com o coração.

 

 

 02/10/2020

 

Fim do conteúdo da página