Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Natal do Valente empolga os pequenos pacientes do Into

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 16h00

O ator Fiuk e o ex-jogador de futebol Raí de Oliveira foram algumas das personalidades que marcaram presença

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, realizou na última terça-feira (05/12) o já tradicional Natal do Valente, festa das crianças em tratamento na Pediatria, com o tema: “Natal Valente – Por um Mundo Melhor”. O evento contou com a presença do ex-jogador de futebol Raí de Oliveira e do ator Fiuk, entre outros convidados.

O Natal do Valente integra as atividades do Programa Fortalecer, que ajuda as crianças em tratamento no Into a cuidarem melhor da saúde. O personagem-símbolo do programa é o cãozinho Valente, por isso o nome da festa.

As personalidades presentes no evento tiraram fotos com a criançada e sortearam presentes, doados aos pequenos pacientes. O ator Fiuk revezou-se no palco com o mágico Janjão, personagem sempre presente nas edições do Natal do Valente, e agradeceu o convite para participar da cerimônia: “Estou muito feliz por estar aqui e compartilhar um pouco dessa alegria com vocês”, empolgou-se.

O ex-jogador de futebol Raí de Oliveira também compareceu ao evento e elogiou a iniciativa do programa: “Quando trabalhamos a gratidão e a gentileza, fazemos pequenas mudanças na vida das pessoas”. Os atores Mouhamed Harfouch e Bruno Gadiol, da novela Malhação, e Jayme Matarazzo também participaram da festa. A Turma do Passinho agitou o floyer do segundo andar, onde ocorreu a animação.

MEIO AMBIENTE – Antes da festa natalina, as crianças fizeram o plantio de árvores no jardim do Into e ganharam um regador, para continuar cuidando das plantas. Os pequenos pacientes puderam batizar as suas mudas e vão poder acompanhar o crescimento delas pelo Facebook.

A idealizadora do Programa Fortalecer, Germana Bahr, ressalta que o objetivo é proporcionar bem-estar aos pacientes além da assistência médica. “A maioria das crianças passa muito tempo internada sem aproveitar esse momento que poderia estar brincando e se divertindo”, constata Germana. “O Natal do Valente é para proporcionar um momento de confraternização dos pacientes com suas famílias, que enfrentam tantos desafios”.

A auxiliar de escritório Janaína Mattos, mãe da Graziella Mattos, de um ano e quatro meses, confessa que não esperava uma festa tão linda. “É a primeira vez que estamos participando. Tudo muito lindo. Eles nos oferecem um dia de mágica e sonhos”, comenta Janaína. Graziella está há um ano em tratamento no Into devido a paralisia de plexo braquial obstétrica, uma lesão das fibras nervosas do braço causada durante o parto.


o casal Janaína Ferreira Mattos e Oscar Ponciano, e a filha Graziella Mattos


Em tratamento no Into desde bebê, Allan Ferreira, 11 anos, também sofreu com esse tipo de paralisia, o que prejudicou a mobilidade do braço direito. O menino participa desde a primeira edição de Natal da Pediatria. Neste ano, pediu de presente carrinhos em miniatura, mas elege como a melhor parte da festa é Janjão: “O mágico traz felicidade para as crianças”, justifica o fã.


Janaína de Fátima Ferreira e Allan Ferreira da Silva.

Por Juliana Castro (supervisão de Géssica Trindade), Ascom MS/RJ

Fim do conteúdo da página