Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Atendimento Especializado > Centro de Trauma do Esporte
Início do conteúdo da página

Centro de Atendimento Especializado em Trauma do Esporte

Dr. João Alves Grangeiro Neto
Chefe do Centro de Trauma do Esporte

O Centro Especializado em Trauma do Esporte do Into foi recriado em fevereiro de 2017, para promover um atendimento mais amplo e específico ao paciente atleta e paratleta.

O Esporte como oportunidade e fator de inclusão social sofreu ao final de 2016 uma evasão de patrocínio em função da crise financeira instalada no país e no nosso estado. Houve uma crescente dificuldade de acessibilidade a centros especializados por parte desta população. O Into entendeu esta demanda e decidiu dar a sua contribuição para esse grupo populacional. Além disso, existe a real necessidade de se conhecer perfis epidemiológicos de lesões esportivas em nosso meio.

Este Centro de Atendimento Especializado é formado por uma equipe multiprofissional todos familiarizados com a prática do esporte recreativo e competitivo.

A maneira pela qual esta população acessa o serviço é através do Sistema de Regulação, de acordo com as regras institucionais, tendo que comprovar sua pratica esportiva oficialmente.

O atleta lesionado recebe cuidados de forma especializada, dispensados por profissionais treinados e comprometidos com o tratamento customizado para este tipo de paciente.

Somada a prática assistencial do grupo, temos também por missão desenvolver tratamento e pesquisa usando uma melhor abordagem nas questões preventivas das lesões oriundas do esporte em nosso meio.

Fazem parte deste público-alvo, atletas e paratletas, filiados a organizações esportivas nas fases de desenvolvimento, formação e de alto desempenho.

Critérios de Inclusão:

  • Lesões oriundas da prática esportiva;
  • Lesões agudas, subagudas e crônicas;
  • Paciente em atividade da prática esportiva;
  • Filiado a uma organização esportiva reconhecida pelo Into;
  • Regulados conforme as regras do sistema único de saúde;
  • Sem exclusão por faixa etária.

 

Escopo de Serviços: 

  • Consultas médicas prontamente agendadas;
  • Cirurgias de baixa, média e alta complexidade;
  • Acompanhamento pós-operatório multidisciplinar até o retorno ao esporte;
  • Canal de comunicação direta dos especialistas com profissionais extra-Into;
  • Integração com laboratório de performance neuromuscular e fisiologia do exercício;
  • Levantamento epidemiológico de lesões em nosso meio;
  • Elaboração de programas de prevenção baseados em evidências;
  • Atividades de pesquisa científica, ensino e educação médica continuada.

 

Os pacientes operados no Centro Especializado em Trauma do Esporte do Into continuam a serem assistidos em ambulatório multidisciplinar após a alta hospitalar para acompanhamento e avaliação do resultado funcional final do tratamento cirúrgico, suas consequências e benefícios, buscando sempre a melhor abordagem para este tipo especial de paciente.

Os nossos atletas, formados ou em formação, por tudo que representam e que podem vir a representar para o nosso país, pelo exemplo, pelas alegrias e pelo orgulho que nos proporcionaram, proporcionam e ainda nos proporcionarão, merecem ser tratados com essa atenção!

O Centro de Atendimento Especializada em Trauma do Esporte do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia tem o compromisso com a saúde dos atletas e paratletas da atual geração e de futuras gerações.

Ortopedistas do Centro de Trauma do Esporte

Dr. João Alves Grangeiro Neto (Chefe)
Dr. Rodrigo Araujo Goes (Substituto)


Dr. Ricardo do Carmo Bastos
Dr. Vitor Almeida Ribeiro de Miranda



Fim do conteúdo da página