Acesso à Informação



Ações e Programas



Tratamento Fora Domicílio - TFD

O Programa de Tratamento Fora de Domicílio do Into foi desenvolvido para viabilizar a oferta de procedimentos de alta complexidade em ortopedia a Estados que, por algum motivo, não conseguem atender a sua demanda específica.

Alinhado com a estratégia do Instituto de não prestar serviços de emergência e atender a pacientes encaminhados por outras unidades de saúde apenas após um processo de triagem, o Programa de TFD do Into se vale do processo de triagem da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade – CNRAC do Ministério da Saúde para execução dessa atividade.

Os casos devem ser submetidos à avaliação na Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade – CERAC, da Secretaria de Saúde do Estado de origem do paciente.  Aqueles onde não há possibilidade de resolução na própria unidade da federação devem ser registrados no SISCNRAC para que, uma vez aprovados, sejam direcionados a uma unidade executante vinculada a CNRAC que realize o procedimento indicado.

É importante ressaltar que o Estado é soberano na definição da dinâmica do processo na Secretaria de Saúde, atendo-se apenas a Portaria SAS nº 055 que instituiu o Tratamento Fora de Domicílio - TFD, onde está descrito que as despesas relativas ao transporte e estadia do paciente e acompanhante autorizado devem ser pagas pela Secretaria solicitante.

Os pacientes devem buscar informações sobre o andamento de seus processos junto à própria Secretaria de Saúde do seu Estado. Para mais informações acesse: http://cnrac.datasus.gov.br/cnrac/app/publica.jspx




Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad
Avenida Brasil, 500 - São Cristovão - Rio de Janeiro - RJ | Cep: 20940-070 | Tel.: 55 (21) 2134-5000